Educação Inclusiva

 

A educação inclusiva é um movimento que compreende o processo educacional como direito humano fundamental e base para uma sociedade mais justa. O direito à educação dos alunos com necessidades especiais, assegurado na constituição federal, deve acontecer preferencialmente na rede regular de Ensino (Art.280). Com base nesta orientação de inclusão, a LDB destaca a responsabilidade dos sistemas educacionais na definição de currículos, método, organização específica e professores com formação adequada para atender este segmento populacional.

            Várzea Alegre vem atendendo à demanda, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto que tem investido esforços no sentido de organizar propostas pedagógicas específicas no atendimento desta modalidade educativa a todas  as escolas da zona urbana e da zona rural.

             Desde o ano de 2005, os alunos com necessidades educacionais especiais tem sido matriculados na rede regular de ensino. Neste ano de 2011 já são mais de 200 alunos matriculados – todos registrados no senso escolar. Todos os alunos com deficiência auditiva são assistidos por um professor intérprete em Libras, tanto no ensino regular como na Educação de Jovens e Adultos. A Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, no seu segundo concurso, abriu 04 vagas para Professor Intérprete em Libras. Tendo em vista atender aos alunos com problema de fala, a prefeitura contratou uma profissional para os trabalhos de fonoaudiologia escolar.