Ensino Fundamental

 

A partir do ano de 2005, a Secretaria Municipal de Educação Desporto de Várzea Alegre vem tem realizado o ensino fundamental com o seguinte tratamento destinado aos conteúdos e atividades desenvolvidos em sala de aula:

 

  • Trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, lembrando sempre de valorizar a cultura, a história   e a geografia de Várzea Alegre e do Ceará;

 

  • Planejados no sentido de garantir o sucesso da alfabetização das crianças de 6 e 7 anos ( 1° e 2° ano do ensino fundamental, respectivamente );

 

  • Planejados com o objetivo de motivar o aluno ao exercício da  leitura crítica e torná-lo capaz de interpretar e produzir textos;

 

 

  • Planejados com o objetivo de motivar o aluno ao exercício da  leitura crítica e torná-lo capaz de interpretar e produzir textos;

 

 

  • Fortalecidos com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” objetivando registrar a contribuição desses grupos étnicos  nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.

 

 

Educação fundamental

O Ensino Fundamental objetiva a formação básica do cidadão através do domínio progressivo da leitura, da escrita e do cálculo, enquanto instrumento para compreensão e solução de problemas e o acesso sistemático ao conhecimento; da compreensão das leis que regem a natureza e as relações sociais na sociedade contemporânea e do desenvolvimento da capacidade de reflexão e criação, em busca de uma participação consciente no meio social. Como etapa da educação básica gratuita e obrigatória é uma competência do Estado e dos Municípios (CF, Art. 211 e LDB, Art. 10 e 11).

 

Objetivos

Projetar a matrícula de todos os alunos que se encontram nessa modalidade de ensino, disponibilizando recursos e a adoção de estratégias condizentes com a realidade do município de Várzea Alegre;

Garantir o sucesso da alfabetização das crianças de 6 e 7 anos ( 1° e 2° anos do ensino fundamental, respectivamente);

reduzir a taxa de evasão escolar;

Oferecer condições favoráveis ao ensino, oportunizando mecanismos à vivência da educação da criança e do adolescente como fatores relevantes do processo ensino- aprendizagem e proporcionando aos discentes a formação da consciência crítica voltada para a compreensão e transformação do homem e do mundo;

Aumentar o número de escolas em Tempo Integral;

Proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento da Educação Inclusiva em todas as escolas da rede pública municipal;

Resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

 

 

 

Metas

Garantir, até 2015, Ensino Fundamental a todas as pessoas com faixa etária de 6 a 14 anos; 

Garantir o sucesso da alfabetização de 100% das crianças de 6 e 7 ano ( 1° e 2° anos do ensino fundamental, respectivamente) ;

Disponibilizar recursos, em médio e longo prazo, para que o atendimento desse nível de ensino possa ser oferecido nos distritos, diminuindo, em contrapartida, o fluxo nas escolas na sede urbana;

Reduzir, até 2015, a taxa de evasão escolar para 2%;

Assegurar, a todas as pessoas com faixa etária de 6 a 14,  ensino evidenciador do desenvolvimento das habilidades e competências dos que dele fazem parte;

Ampliar a oferta de Vargas em salas de Tempo Integral, considerando a necessidade de levar esta experiência a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino;

Fortalecer  a Educação Inclusiva com formação continuada dos professores para atender alunos com necessidades educacionais especiais e, ao mesmo tempo, fortalecer o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS ) para as crianças com deficiência auditiva.

Assegurar, em todas as escolas da rede pública municipal, o cumprimento da Lei n° 10.639, de 2003.

 

 

 

 

Estratégias

Formulação de atendimento de qualidade a todos os alunos, notadamente da sede rural, valorizando a produtividade do ensino e a assimilação dos conteúdos considerados mínimos e indispensáveis na série e disciplina que cursam;

Realização de trabalho conjunto envolvendo diretores escolares, professores, coordenadores zonais e agentes de saúde no sentido de verificar pessoas de 6 a 14 anos fora da escola;

Realização de atividades esportivas, artísticas e culturais visando à permanência, com sucesso, do aluno na escola;

Realização de um intenso trabalho com projetos envolvendo leitura com interpretação de textos, escrita e cálculos;

Adequação do currículo e metodologia de ensino às características da clientela e instalação de recursos indispensáveis à formação do educando;

Inserção da filosofia no currículo do 6° ao 9° anos do ensino fundamental;

Realização de estudos da História e Cultura Afro-Brasileira, sobretudo, nas disciplinas das áreas de Ciências Humanas e linguagens e Códigos.