Ensino Fundamental
A partir do ano de 2005, a Secretaria Municipal de Educação Desporto de Várzea Alegre vem tem realizado o ensino fundamental com o seguinte tratamento destinado aos conteúdos e atividades desenvolvidos em sala de aula:
- Trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, lembrando sempre de valorizar a cultura, a história e a geografia de Várzea Alegre e do Ceará;
- Planejados no sentido de garantir o sucesso da alfabetização das crianças de 6 e 7 anos ( 1° e 2° ano do ensino fundamental, respectivamente );
- Planejados com o objetivo de motivar o aluno ao exercício da leitura crítica e torná-lo capaz de interpretar e produzir textos;
- Planejados com o objetivo de motivar o aluno ao exercício da leitura crítica e torná-lo capaz de interpretar e produzir textos;
- Fortalecidos com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” objetivando registrar a contribuição desses grupos étnicos nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.
Educação fundamental
O Ensino Fundamental objetiva a formação básica do cidadão através do domínio progressivo da leitura, da escrita e do cálculo, enquanto instrumento para compreensão e solução de problemas e o acesso sistemático ao conhecimento; da compreensão das leis que regem a natureza e as relações sociais na sociedade contemporânea e do desenvolvimento da capacidade de reflexão e criação, em busca de uma participação consciente no meio social. Como etapa da educação básica gratuita e obrigatória é uma competência do Estado e dos Municípios (CF, Art. 211 e LDB, Art. 10 e 11).
Objetivos
Projetar a matrícula de todos os alunos que se encontram nessa modalidade de ensino, disponibilizando recursos e a adoção de estratégias condizentes com a realidade do município de Várzea Alegre;
Garantir o sucesso da alfabetização das crianças de 6 e 7 anos ( 1° e 2° anos do ensino fundamental, respectivamente);
reduzir a taxa de evasão escolar;
Oferecer condições favoráveis ao ensino, oportunizando mecanismos à vivência da educação da criança e do adolescente como fatores relevantes do processo ensino- aprendizagem e proporcionando aos discentes a formação da consciência crítica voltada para a compreensão e transformação do homem e do mundo;
Aumentar o número de escolas em Tempo Integral;
Proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento da Educação Inclusiva em todas as escolas da rede pública municipal;
Resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
Metas
Garantir, até 2015, Ensino Fundamental a todas as pessoas com faixa etária de 6 a 14 anos;
Garantir o sucesso da alfabetização de 100% das crianças de 6 e 7 ano ( 1° e 2° anos do ensino fundamental, respectivamente) ;
Disponibilizar recursos, em médio e longo prazo, para que o atendimento desse nível de ensino possa ser oferecido nos distritos, diminuindo, em contrapartida, o fluxo nas escolas na sede urbana;
Reduzir, até 2015, a taxa de evasão escolar para 2%;
Assegurar, a todas as pessoas com faixa etária de 6 a 14, ensino evidenciador do desenvolvimento das habilidades e competências dos que dele fazem parte;
Ampliar a oferta de Vargas em salas de Tempo Integral, considerando a necessidade de levar esta experiência a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino;
Fortalecer a Educação Inclusiva com formação continuada dos professores para atender alunos com necessidades educacionais especiais e, ao mesmo tempo, fortalecer o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS ) para as crianças com deficiência auditiva.
Assegurar, em todas as escolas da rede pública municipal, o cumprimento da Lei n° 10.639, de 2003.
Estratégias
Formulação de atendimento de qualidade a todos os alunos, notadamente da sede rural, valorizando a produtividade do ensino e a assimilação dos conteúdos considerados mínimos e indispensáveis na série e disciplina que cursam;
Realização de trabalho conjunto envolvendo diretores escolares, professores, coordenadores zonais e agentes de saúde no sentido de verificar pessoas de 6 a 14 anos fora da escola;
Realização de atividades esportivas, artísticas e culturais visando à permanência, com sucesso, do aluno na escola;
Realização de um intenso trabalho com projetos envolvendo leitura com interpretação de textos, escrita e cálculos;
Adequação do currículo e metodologia de ensino às características da clientela e instalação de recursos indispensáveis à formação do educando;
Inserção da filosofia no currículo do 6° ao 9° anos do ensino fundamental;
Realização de estudos da História e Cultura Afro-Brasileira, sobretudo, nas disciplinas das áreas de Ciências Humanas e linguagens e Códigos.