PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A CRECHE

30/04/2011 09:50

 

VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ

MAIO DE 2009

                                                    

INTRODUÇÃO

Esse documento constitui a proposta pedagógica para a Creche_________________________________________________________, localizada______________________________________________________, fundada em ______________________________________. A comunidade da localidade é composta por famílias de baixo poder aquisitivo, sem acesso à produção cultural e desprovida das condições intelectuais necessárias para a formação dos filhos.

Os trabalhos pedagógicos e administrativos acontecem____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. As aulas acontecem no período da _____________, de_____ às ______, durante o qual é/são servida (s) ___lanche (s) e ______refeição (ões).

A presente proposta destina-se às crianças de ________anos de idade tendo como foco do seu trabalho questões sanitárias, assistencialistas e, sobretudo, atividades pedagógicas. Não é um trabalho focado em ações de vigilância e punições que não permitem que a criança cresça e desenvolva as suas potencialidades; mas um conjunto de ações destinadas à socialização e desenvolvimento da criança.

Esta proposta contempla princípios éticos (formação da criança no que concerne ao exercício progressivo da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum), políticos (formação da criança para o exercício da cidadania) e estéticos (formação da criança para o exercício progressivo da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais).

A construção do presente trabalho é o resultado da ação, não somente dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, mas, sobretudo, da comunidade escolar local, ou seja, professores das creches e pais das crianças que participaram dos encontros no salão de Atos Joaquim de Sátiro e na própria comunidade com profícuas sugestões e reflexões sobre avanços e dificuldades na creche________________________________durante o período letivo.

 

 

OBJETIVOS

 

Proporcionar condições adequadas de desenvolvimento integral da criança até 03 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o exposto na LDB, em seu artigo 29.

 

Proporcionar à formação da criança a prática dos princípios éticos, políticos e estéticos mediante um trabalho cotidiano de apresentação e vivência das práticas éticas, da cidadania e exercício da ludicidade e manifestações artísticas e culturais.

 

Promover a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especiais através de um diagnóstico organizado para localizá-las e inseri-las na rede regular de ensino.

 

 Promover o desenvolvimento da autonomia às crianças da creche através da construção de um ambiente educativo desprovido das práticas da vigilância e punição.

 

Proporcionar, a todas as crianças, o conhecimento e importância do povo negro através da apresentação de histórias, vídeos e da própria vivência na creche.

 

Fortalecer, através de reuniões mensais, a interação entre creche e família no sentido de fazer com que os pais acompanhem, de forma permanente, a vida escolar dos filhos.

 

 

 

 

 

 

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            A Creche______________________________ do município de Várzea Alegre tem como proposta a realização de um trabalho voltado para proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promoção da conscientização sempre voltada para a compreensão do mundo e sua transformação.

Os trabalhos na Creche ______________________________ devem ser fortalecidos pela ação pedagógica e complementados pelas ações de saúde e assistência. Compreendendo, igualmente a Vigotsky, que a aprendizagem se dá no contexto dos relacionamentos entre as crianças e delas com os adultos, nas conversas, brincadeiras compartilhadas e imitações, este documento propõe um labor pedagógico cotidiano sempre permeado pela potencialização das interações entre crianças e das crianças com adultos para viabilizar aprendizagem e desenvolvimento. A criança aprende também junto ao outro o que o seu grupo social produz, vivenciando valores, linguagem e o próprio conhecimento. Esta concepção será potencializada nesta instituição e divulgada a sua importância para professores e pais das crianças.

Esta proposta pedagógica, no que concerne à garantia dos direitos de cidadania das crianças brasileiras de ___________anos, adota os seguintes instrumentos legais:

 

Constituição Brasileira de 1988

 - Art. 208– IV –”O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: (...) atendimento em creches e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade”.

Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/96)

- Art.29 – “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 05 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

 

 

 

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil foi elaborado pelo Ministério da Educação com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a cinco anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009)

          - Art. 5º - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escola, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de  o a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

 

§ 1º É dever do Estado garantir a oferta da Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

 

§2º É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

 

§3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

 

§4º A freqüência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

 

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n° 8.069/90)

          - Art.54 – IV – É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente (...) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.”

          - Parágrafo único – “É direito dos pais ou responsável ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”.

Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei n° 8.742/93)

          - Art. 2° - A Assistência Social tem por objetivos:

          I – proteção à família, à maternidade, à velhice;

          II – o amparo às crianças e adolescentes carentes”.

 

 

Convenções Internacionais

- O Brasil é signatário de convenções internacionais sobre direitos humanos:

Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU 1948;

Convenção Internacional sobre Direitos da Criança – ONU 1989;

Declaração Mundial sobre Educação para Todos – Jomtien 1990.

 

 

3 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA CRECHE

            A Creche ________________________________ funciona no período da ____________ de _____ às ______ horas e funcionará obedecendo às seguintes orientações:

- funcionamento durante os meses de fevereiro a dezembro obedecendo  calendário próprio considerando os recessos e feriados aprovados e estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre;

- a habilitação exigida para atuar na creche será em nível superior, pedagogia ou modalidade normal, admitindo-se como formação mínima, a modalidade normal, em nível médio;

- os professores serão selecionados por meio de concurso público para o cargo de professor da Educação Infantil;

- o atendimento será oferecido a crianças na faixa etária de zero a três anos;

- as crianças devem ser atendidas no que concerne às questões pedagógicas e nas suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação;

- as crianças deverão ser atendidas em suas necessidade de proteção, dedicando a elas atenção especial durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida;

- as crianças devem exercer a autonomia exigida por seu estágio de desenvolvimento;

- auxílio às crianças nas atividades que não podem realizar sozinhas;

- promover brincadeiras e interações entre as crianças e a professora;

- organizar atividades nas quais as crianças desenvolvam a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do corpo, plástica, verbal, musical e escrita);

- possibilitar que as crianças expressem com tranqüilidade sentimentos e pensamentos;

- permitir às crianças a movimentação em espaços amplos diariamente;

- oferecer oportunidades iguais a meninos e meninas, sem discriminação de etnia, opção religiosa ou crianças com necessidades educacionais especiais;

- criar um ambiente de valorização da cooperação, tolerância recíproca e respeito à diversidade;

- organizar e compor a instituição de pessoal de cozinha, limpeza e vigias com formação necessária para o exercício de suas funções;

- proporcionar ao grupo de servidores da instituição o conhecimento dos seus direitos e deveres, compromisso com a ética profissional e a dedicação constante ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;

- divulgação da matrícula: o pai ou responsável deverá preencher o formulário próprio, apresentando os documentos solicitados pela secretaria Municipal de Educação;

- o horário de entrada das crianças matriculadas na creche será às ______ horas com tolerância até às _______;

- a entrada ou saída em horários extras deve ser previamente comunicada à pessoa responsável pela creche;

- a criança somente será entregue ao responsável ou pessoa por este

designada devidamente credenciada junto à creche;

 - realizar a avaliação através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas pela criança.

 

 

4- EIXOS DE TRABALHO

 

            Cada eixo de trabalho se organiza em torno de uma estrutura comum na qual estão, explicitadas: as idéias e práticas relacionadas ao eixo e à criança e aos seguintes componentes curriculares: objetivos, conteúdos e orientações didáticas.

 

4.1 - IDENTIDADE E AUTONOMIA

 

OBJETIVOS

 Crianças de 0 a 3 anos

A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

- experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;

- familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;

- interessar-se progressivamente pelo cuidado como o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e à higiene;

- brincar;

- relacionar progressivamente com mais crianças, com seus professores e com profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

 

CONTEÚDOS

Crianças de zero a três anos

 

- Comunicação e expressão dos seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convivem no seu cotidiano em situações de interação.

- Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.

- Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.

Interesse para brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.

- Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.

- Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.

- Participação e interesse em situações que envolva a relação com outro.

- Respeito às regras simples de convívio social.

- Higiene das mãos com ajuda.

- Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraudas.

Interesse em desprender-se das fraudas e utilizar o penico e o vaso sanitário.

- Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.

- Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.

 

                  

4.2 - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

 

OBJETIVOS

Crianças de zero a três anos

As instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças:

- participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

- interessar-se pela leitura de histórias;

- familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas histórias em quadrinhos, etc.

 

CONTEÚDOS

- uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontade, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;

- participação de situações de leituras de diversos gêneros feitas pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava línguas, etc.

- participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;

- observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

 

 

4.3 - NATUREZA E SOCIEDADE

 

OBJETIVOS

Crianças de zero a três anos

A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos tenham desenvolvido as seguintes capacidades:

- explorar o ambiente para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas, com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

 

 

 

CONTEÚDOS

            Os conteúdos aqui indicados deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser de fato significativos para as crianças. O trabalho, na faixa etária de zero a três anos, acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se idéias relacionadas aos objetivos definidos anteriormente e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil, quais sejam:

- participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

- exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;

- contato com pequenos animais e plantas;

- conhecimento do próprio corpo por meio do uso de exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

 

 

 

4.4 - MATEMÁTICA

 

OBJETIVOS

Crianças de zero a três anos

            A abordagem da matemática na educação infantil tem com finalidade proporcionar oportunidade para que as criasnças desenvolvam a capacidade de:

- estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.

 

CONTEÚDOS

- utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professore em diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;

- manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficiente para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.

 

 

 

4.5 - MOVIMENTO

 

OBJETIVOS

Crianças de zero a três anos

 

A prática educativa deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

- familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

- explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

- deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc.desenvolvendo atitude de desconfiança nas próprias capacidades motoras;.

- explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para uso de objetos diversos.

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS

Expressividade

Crianças de zero a três anos

- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.

- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

 

Equilíbrio e Coordenação

Crianças de zero a três anos

- Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, etc.

- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

- aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, e encaixe, o o traçado no desenho, o lançamento, etc. por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.

 

 

 

 

4.6 - MÚSICA

Crianças de zero a três anos

 

 

OBJETIVOS

            O trabalho com a música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

- ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;

- brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

 

CONTEÚDOS

O fazer musical

- exploração, expressão e produção de silencia e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;

- interpretação de músicas e canções diversas;

- participação em brincadeiras e jogos e rítmicos.

 

Apreciação musical

- escuta de obras musicais variadas;

- participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

 

 

 

4.7 - ARTES VISUAIS

                                      Crianças de zero a três anos

 

            A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

- ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

- utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

 

 

CONTEÚDO

O fazer artístico

 

- Exploração e manipulação, de materiais, como lápis pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc., e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.

- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.

- Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.

- Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

 

Apreciação e Artes Visuais

                                       

- Observação e identificação de imagens diversas.