PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A CRECHE
VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ
MAIO DE 2009
INTRODUÇÃO
Esse documento constitui a proposta pedagógica para a Creche_________________________________________________________, localizada______________________________________________________, fundada em ______________________________________. A comunidade da localidade é composta por famílias de baixo poder aquisitivo, sem acesso à produção cultural e desprovida das condições intelectuais necessárias para a formação dos filhos.
Os trabalhos pedagógicos e administrativos acontecem____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. As aulas acontecem no período da _____________, de_____ às ______, durante o qual é/são servida (s) ___lanche (s) e ______refeição (ões).
A presente proposta destina-se às crianças de ________anos de idade tendo como foco do seu trabalho questões sanitárias, assistencialistas e, sobretudo, atividades pedagógicas. Não é um trabalho focado em ações de vigilância e punições que não permitem que a criança cresça e desenvolva as suas potencialidades; mas um conjunto de ações destinadas à socialização e desenvolvimento da criança.
Esta proposta contempla princípios éticos (formação da criança no que concerne ao exercício progressivo da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum), políticos (formação da criança para o exercício da cidadania) e estéticos (formação da criança para o exercício progressivo da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais).
A construção do presente trabalho é o resultado da ação, não somente dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, mas, sobretudo, da comunidade escolar local, ou seja, professores das creches e pais das crianças que participaram dos encontros no salão de Atos Joaquim de Sátiro e na própria comunidade com profícuas sugestões e reflexões sobre avanços e dificuldades na creche________________________________durante o período letivo.
OBJETIVOS
Proporcionar condições adequadas de desenvolvimento integral da criança até 03 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o exposto na LDB, em seu artigo 29.
Proporcionar à formação da criança a prática dos princípios éticos, políticos e estéticos mediante um trabalho cotidiano de apresentação e vivência das práticas éticas, da cidadania e exercício da ludicidade e manifestações artísticas e culturais.
Promover a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especiais através de um diagnóstico organizado para localizá-las e inseri-las na rede regular de ensino.
Promover o desenvolvimento da autonomia às crianças da creche através da construção de um ambiente educativo desprovido das práticas da vigilância e punição.
Proporcionar, a todas as crianças, o conhecimento e importância do povo negro através da apresentação de histórias, vídeos e da própria vivência na creche.
Fortalecer, através de reuniões mensais, a interação entre creche e família no sentido de fazer com que os pais acompanhem, de forma permanente, a vida escolar dos filhos.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Creche______________________________ do município de Várzea Alegre tem como proposta a realização de um trabalho voltado para proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promoção da conscientização sempre voltada para a compreensão do mundo e sua transformação.
Os trabalhos na Creche ______________________________ devem ser fortalecidos pela ação pedagógica e complementados pelas ações de saúde e assistência. Compreendendo, igualmente a Vigotsky, que a aprendizagem se dá no contexto dos relacionamentos entre as crianças e delas com os adultos, nas conversas, brincadeiras compartilhadas e imitações, este documento propõe um labor pedagógico cotidiano sempre permeado pela potencialização das interações entre crianças e das crianças com adultos para viabilizar aprendizagem e desenvolvimento. A criança aprende também junto ao outro o que o seu grupo social produz, vivenciando valores, linguagem e o próprio conhecimento. Esta concepção será potencializada nesta instituição e divulgada a sua importância para professores e pais das crianças.
Esta proposta pedagógica, no que concerne à garantia dos direitos de cidadania das crianças brasileiras de ___________anos, adota os seguintes instrumentos legais:
Constituição Brasileira de 1988
- Art. 208– IV –”O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: (...) atendimento em creches e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade”.
Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/96)
- Art.29 – “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 05 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil foi elaborado pelo Ministério da Educação com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a cinco anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009)
- Art. 5º - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escola, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de o a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
§ 1º É dever do Estado garantir a oferta da Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
§2º É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
§3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.
§4º A freqüência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n° 8.069/90)
- Art.54 – IV – É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente (...) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.”
- Parágrafo único – “É direito dos pais ou responsável ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”.
Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei n° 8.742/93)
- Art. 2° - A Assistência Social tem por objetivos:
I – proteção à família, à maternidade, à velhice;
II – o amparo às crianças e adolescentes carentes”.
Convenções Internacionais
- O Brasil é signatário de convenções internacionais sobre direitos humanos:
Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU 1948;
Convenção Internacional sobre Direitos da Criança – ONU 1989;
Declaração Mundial sobre Educação para Todos – Jomtien 1990.
3 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA CRECHE
A Creche ________________________________ funciona no período da ____________ de _____ às ______ horas e funcionará obedecendo às seguintes orientações:
- funcionamento durante os meses de fevereiro a dezembro obedecendo calendário próprio considerando os recessos e feriados aprovados e estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre;
- a habilitação exigida para atuar na creche será em nível superior, pedagogia ou modalidade normal, admitindo-se como formação mínima, a modalidade normal, em nível médio;
- os professores serão selecionados por meio de concurso público para o cargo de professor da Educação Infantil;
- o atendimento será oferecido a crianças na faixa etária de zero a três anos;
- as crianças devem ser atendidas no que concerne às questões pedagógicas e nas suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação;
- as crianças deverão ser atendidas em suas necessidade de proteção, dedicando a elas atenção especial durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida;
- as crianças devem exercer a autonomia exigida por seu estágio de desenvolvimento;
- auxílio às crianças nas atividades que não podem realizar sozinhas;
- promover brincadeiras e interações entre as crianças e a professora;
- organizar atividades nas quais as crianças desenvolvam a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do corpo, plástica, verbal, musical e escrita);
- possibilitar que as crianças expressem com tranqüilidade sentimentos e pensamentos;
- permitir às crianças a movimentação em espaços amplos diariamente;
- oferecer oportunidades iguais a meninos e meninas, sem discriminação de etnia, opção religiosa ou crianças com necessidades educacionais especiais;
- criar um ambiente de valorização da cooperação, tolerância recíproca e respeito à diversidade;
- organizar e compor a instituição de pessoal de cozinha, limpeza e vigias com formação necessária para o exercício de suas funções;
- proporcionar ao grupo de servidores da instituição o conhecimento dos seus direitos e deveres, compromisso com a ética profissional e a dedicação constante ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;
- divulgação da matrícula: o pai ou responsável deverá preencher o formulário próprio, apresentando os documentos solicitados pela secretaria Municipal de Educação;
- o horário de entrada das crianças matriculadas na creche será às ______ horas com tolerância até às _______;
- a entrada ou saída em horários extras deve ser previamente comunicada à pessoa responsável pela creche;
- a criança somente será entregue ao responsável ou pessoa por este
designada devidamente credenciada junto à creche;
- realizar a avaliação através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas pela criança.
4- EIXOS DE TRABALHO
Cada eixo de trabalho se organiza em torno de uma estrutura comum na qual estão, explicitadas: as idéias e práticas relacionadas ao eixo e à criança e aos seguintes componentes curriculares: objetivos, conteúdos e orientações didáticas.
4.1 - IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS
Crianças de 0 a 3 anos
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
- experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
- familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
- interessar-se progressivamente pelo cuidado como o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e à higiene;
- brincar;
- relacionar progressivamente com mais crianças, com seus professores e com profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
CONTEÚDOS
Crianças de zero a três anos
- Comunicação e expressão dos seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convivem no seu cotidiano em situações de interação.
- Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
- Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
Interesse para brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
- Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.
- Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
- Participação e interesse em situações que envolva a relação com outro.
- Respeito às regras simples de convívio social.
- Higiene das mãos com ajuda.
- Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraudas.
Interesse em desprender-se das fraudas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
- Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
- Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
4.2 - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
As instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças:
- participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- interessar-se pela leitura de histórias;
- familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas histórias em quadrinhos, etc.
CONTEÚDOS
- uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontade, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
- participação de situações de leituras de diversos gêneros feitas pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava línguas, etc.
- participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;
- observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
4.3 - NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos tenham desenvolvido as seguintes capacidades:
- explorar o ambiente para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas, com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
Os conteúdos aqui indicados deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser de fato significativos para as crianças. O trabalho, na faixa etária de zero a três anos, acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se idéias relacionadas aos objetivos definidos anteriormente e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil, quais sejam:
- participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
- exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
- contato com pequenos animais e plantas;
- conhecimento do próprio corpo por meio do uso de exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
4.4 - MATEMÁTICA
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
A abordagem da matemática na educação infantil tem com finalidade proporcionar oportunidade para que as criasnças desenvolvam a capacidade de:
- estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
CONTEÚDOS
- utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professore em diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
- manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficiente para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
4.5 - MOVIMENTO
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos
A prática educativa deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc.desenvolvendo atitude de desconfiança nas próprias capacidades motoras;.
- explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para uso de objetos diversos.
CONTEÚDOS
Expressividade
Crianças de zero a três anos
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Equilíbrio e Coordenação
Crianças de zero a três anos
- Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, etc.
- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
- aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, e encaixe, o o traçado no desenho, o lançamento, etc. por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
4.6 - MÚSICA
Crianças de zero a três anos
OBJETIVOS
O trabalho com a música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
CONTEÚDOS
O fazer musical
- exploração, expressão e produção de silencia e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
- interpretação de músicas e canções diversas;
- participação em brincadeiras e jogos e rítmicos.
Apreciação musical
- escuta de obras musicais variadas;
- participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
4.7 - ARTES VISUAIS
Crianças de zero a três anos
A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
- ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
- utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
CONTEÚDO
O fazer artístico
- Exploração e manipulação, de materiais, como lápis pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc., e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
- Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
- Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Apreciação e Artes Visuais
- Observação e identificação de imagens diversas.