Ações Desenvolvidas
APRESENTAÇÃO
A finalidade da educação, conforme o exposto na LDB – Lei de Diretrizes e Bases n° 9394 / 96 – é de natureza tríplice, ou seja, está voltada para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Inspirada e referenciada nesta compreensão, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMEDE - iniciou a elaboração de uma proposta pedagógica para as escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
A partir de diagnóstico realizado, durante os meses de novembro e dezembro de 2004, foi possível a obtenção de informações precisas acerca do contexto administrativo-pedagógico da educação pública municipal. Com este procedimento, passamos a compreender alguns problemas que permeavam a educação local e que, efetivamente, obstaculizavam a busca da melhoria do ensino-aprendizagem.
Por um lado, percebíamos uma prática de gestão municipal (de 1997 a 2004) que se fragilizava num modelo centralizador e concentrador de poderes, completamente alheio aos princípios republicanos, não permitindo, à educação pública municipal, a idealização e materialização de uma proposta pedagógica coerente com as necessidades e aspirações da comunidade escolar varzealegrense. Por outro lado, percebíamos ainda a ausência de um programa sistemático de assistência pedagógica aos professores de todas as escolas públicas municipais.
A partir de 2005, fortalecida por um novo modelo de gestão, a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre passa a edificar uma nova proposta para a educação pública municipal, desta feita, centrada na aprendizagem e nas dificuldades e problemas cotidianos dos alunos. Realizam-se então ações direcionadas para a busca da otimização do ensino e aprendizagem. Dentre estas, vale citar a assistência pedagógica permanente dos técnicos da SEMEDE – idealizada e praticada – a todas as escolas da rede pública municipal de ensino, acontecendo não somente na forma de acompanhamento, mas, sobretudo através de formação continuada, formação inicial, seminários e oficinas para todos os professores de todas as áreas do conhecimento.
Esta tem sido a forma de auxiliar os professos em seu labor pedagógico cotidiano e, por conseguinte, um caminho para proporcionar a melhoria do ensino e, sobretudo, da aprendizagem. A realização desse trabalho, é imperativo afirmar, só tem sido possível devido às sugestões, participação motivadora e apoio irrestrito do prefeito José Helder Máximo de Carvalho e do vice Tibúrcio Bezerra.
A excelência desse trabalho conjunto tem mostrado, paulatinamente, ser possível a materialização da finalidade da educação, aludida pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei n°9394 / 96) nas linhas supracitadas. E o êxito da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação tem sido confirmado através dos indicadores de aprendizagem e resultados das avaliações externas.
Neste documento, são apresentadas as ações administrativas e pedagógicas que foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMEDE – de Várzea Alegre, durante os anos letivos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 na administração do Prefeito Zé Hélder e do vice Tibúrcio Bezerra.
Dagoberto Diniz Souza
Secretário Municipal de Educação
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DE VÁRZEA ALEGRE
SEMEDE
01- Direcionadas para o desenvolvimento material
- Fardamento escolar para mais de cinco mil alunos.
- Reajuste de 57 % em seis anos (de 2005 a 2010) para os professores.
- Pagamento do piso salarial.
- Construção do Plano de Cargos e Carreira.
- Reforma de todas as escolas e creches.
- Reforma geral do prédio da Secretaria de Educação e total restauração do auditório, agora denominado Salão de Atos Joaquim de Sátiro.
- Inserção, a partir de 2005, da Secretaria de Educação nas novas tecnologias com a aquisição de computadores.
- Cobertura da quadra da Escola Dr. Pedro Sátiro e reforma geral do auditório Josué Alves Diniz (pintura, cobertura forro de PVC e cadeiras / estofado).
- Construção de 02 salas de aula e 01 sala de informática na escola Dr. Pedro Sátiro.
- Cobertura da quadra da Escola Dr. Dário Moreno.
- Construção do laboratório de Informática (06 computadores e 01 impressora lazer) da Escola Ormecinda Siebra, no bairro Varjota.
- Conquista de uma biblioteca para a Escola Ormecinda Siebra no bairro Varjota.
- Construção de 01 sala de aula e 01 sala de informática na Escola Teodora -Gomes Fiúza no bairro Riachinho.
- Construção de 02 salas de aula, 01 secretaria e 01 cantina na escola Boa Esperança, no sítio Bom Jesus.
- Construção de 03 salas de aula na Escola Joaquim Alves de Oliveira no sítio Vacaria.
- Construção de uma sala de aula na Escola Zulmira Siebra (parceria com o Lions Clube de Várzea Alegre).
- Construção de 01 sala de aula, 01 sala de professores e 01 sala de informática na Escola Ormecinda Siebra.
- Ampliação da murada da Escola Dr. Pedro Sátiro.
- Construção de 01 quadra poliesportiva coberta, 02 salas de aula e 01 sala de leitura na escola José Primo de Morais, na vila Extrema.
- Construção de 01 quadra poliesportiva no sítio Fortuna.
-Construção de 02 salas de aula e 01 quadra poliesportiva na escola Profª Maria Dolores Menezes de Carvalho – CERU.
-Construção de 02 salas de aula e 01 quadra poliesportiva na escola Pedro Leandro (São Caetano).
-Aquisição de 6000 diários de chamada para os registros das práticas cotidianas do professor em sala de aula (2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e2010).
- Construção de 01 sala de aula e 01 sala de informática na escola Iracy Bezerra.
- Aquisição de 01 canoa para facilitar o acesso dos alunos à Escola Manoel Luiz Pereira no sítio Barreiros e 10 coletes salva-vidas para uma maior segurança dos alunos.
- Construção de 02 salas de aula na Escola Dr. Dário Moreno.
- Construção da sala do Conselho Municipal de Educação no prédio da SEMEDE.
- Construção da Escola de Educação Infantil e Fundamental Maria Anésia Ferreira Lima no bairro Grossos (2008).
- Construção de 01 escola no sítio Gangorra.
- Construção de 01 escola na Serra dos Cavalos.
- Construção da escola de Ensino Profissionalizante.
- Aquisição de 30 freezeres.
- Distribuição de títulos (livros paradidáticos) para todas as escolas da rede pública municipais de ensino.
- Início da construção do Centro de Educação Infantil no bairro Riachinho.
- Construção do 11 salas (laboratário de informática) e iniciando a construção de mais 06.
02 – Organização e Desenvolvimento Pedagógico
- Realização anual da Semana Pedagógica.
- Criação do Assistente Pedagógico por área do conhecimento visando à melhoria do acompanhamento e assistência às escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
- Visitas mensais da equipe pedagógica para acompanhar a evolução do ensino-aprendizagem em todas as 45 escolas públicas municipais existentes em Várzea Alegre, verificando: desempenho discente em leitura e escrita; a avaliação praticada pelo professor e seus reflexos na aprendizagem dos alunos; relação professor / aluno e aluno / aluno; a prática da interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos; o preenchimento dos diários de chamada; o funcionamento da merenda escolar e os indicadores de aprendizagem.
- Criação da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil (Creches e Pré-escola).
- Criação da Proposta Pedagógica para o ensino fundamental.
- Realização, anual, da Feira de Ciências, evento criado e organizado pela SEMEDE e que envolve todos os alunos da rede pública municipal de ensino (anos 2005, 2006,2007,2008).
-Transformação das datas cívicas em momentos pedagógicos: Semana do Município, 7 de setembro, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Consciência Negra, entre outros.
- Programa de Rádio para Crianças (escolhido como o melhor do Estado do Ceará) criado e organizado pela SEMEDE.
- Organização e Realização da Eleição e Posse do Prefeito Mirim – ação que exige da SEMEDE, dos Diretores Escolares, Coordenadores Zonais e Professores um intenso trabalho em todas as escolas públicas de Várzea Alegre. A escolha acontece na Câmara de Vereadores e a posse no salão de Atos Joaquim de Sátiro, com a presença do Prefeito Zé Hélder, o vice Tibúrcio Bezerra e autoridades locais.
- Curso de Gestão Escolar ministrado pelo Conselho Estadual de Educação para os diretores das escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
- Nucleação de escolas – ação que objetiva a melhoria do ensino-aprendizagem. A rede pública municipal de ensino está organizada, após o trabalho de nucleação, com 45 escolas (2010). Em 2004 eram 86 escolas; em 2011 são 42.
- Redução de salas multisseriadas
- 2004 – 72 salas multisseriadas
- 2007 – 57 salas multisseriadas
- 2008 – 48 salas multisseriadas
- 2009 – 40 salas multisseriadas
- 2010 - 30 salas multisseriadas
- Alfabetização de Jovens e Adultos
- Censo IBGE / 2000 = 8741 analfabetos
- 2000 a 2004 – 2066 alfabetizados
- 2005 a 2008 – 4771 alfabetizados
- 2009 – 745 alfabetizados
- 2010 – 842 alfabetizados
- Educação e Jovens e Adultos
- Exposição de artesanato com garrafa peti.
- Participação no desfile de 7 de Setembro (Caminha Ecológica: “Nossa Mãe natureza sem Poluição”).
- Apresentações Artístico-culturais com alunos da EJA.
- Francisco Alves (Barrinha), aprendeu a ler e escrever, em 2008 no Programa Brasil Alfabetizado e, em 2009, escreve o seu 1º livro: “Poesias Reunidas – o amor e a saudade em forma de poesia”. O 2º em 2010: Vivências.
- Capacitações.
- Participação na elaboração do Plano Municipal de Educação.
- Participação na Conferência Municipal de Educação.
- Participação na Semana do Meio Ambiente.
- Construção do Plano Municipal de Educação
- Plano decenal.
- Processo democrático de construção.
- Apresentado e aprovado na Câmara de Vereadores.
- Apresentado à Secretária de Educação de Estado.
- Avaliação e revisão do em 2008.
· Ações voltadas para o desenvolvimento da Leitura e da escrita
- Criação da Comissão de Alfabetização na Idade Certa para acompanhar e avaliar o nível de leitura e da escrita dos alunos e identificar os alunos do 1° ao 5° ano com problemas de leitura e escrita e intervenções.
- Trabalho de análise do perfil do professor alfabetizador.
- Desenvolvimento do Projeto Leitura e Escrita com os alunos do 1° ao 5° ano.
- Plano de Ação Emergencial – ação voltada para fortalecer o desenvolvimento da leitura, escrita e cálculos matemáticos entre os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A partir de agosto de 2008, todas as séries do 1° ao 5° ano passaram a trabalhar somente com leitura, escrita (em todas as disciplinas) e cálculos matemáticos.
- capacitação de 120 horas para 90 professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
· Criação da Escola em Tempo integral
- Locais – Escolas Ormecinda Siebra,Iracy Bezerra e Maria Anésia; mais 04 escolas funcionarão em 2011: José Sérgio Costa, Pedro Leandro da Silva, CERU e Figueiredo Correia.
- Em dois turnos: o aluno tem 4 horas diárias de aula e mais 04 para refeição e merenda na escola, práticas de higiene, de relaxamento aulas de reforço em leitura e escrita (como prioridade) e nas quatro operações da matemática e ainda momentos artístico-culturais. Durante a semana o aluno tem duas aulas de informática e momentos diários na biblioteca.
· Valorização da Educação Infantil
- Assinatura do Termo de Compromisso “Prefeito Amigo da Criança”
(Prefeito Zé Helder assumindo compromisso com a Educação Infantil).
- Encontro pedagógico mensal da equipe pedagógica com os professores da educação infantil.
- Acompanhamento pedagógico de todas as escolas de Educação Infantil.
- Apoio pedagógico personalizado às crianças com dificuldades de aprendizagem.
- Desenvolvimento de projetos e oficinas: Pedagogia do Amor, Recreação, Saúde Bucal, Conhecendo o Ser Humano.
- Semana de Arte Infantil – As escolas da rede municipal de ensino realizaram a I Semana de Arte Infantil. O evento teve como objetivo fazer com que as crianças se voltem para o imaginário literário deixando rastros para a vontade de LER. Durante essa semana as escolas estiveram reunidas no Salão de Atos Joaquim de Sátiro, vivenciaram múltiplas atividades literárias numa demonstração de que através do ensino é possível fazer com que as crianças aprendam a andar com segurança, ler com vontade e a pisar firme em meio a tantos desafios.
· Creche como espaço de valorização da criança
- Reforma geral de todas as creches.
- Criação da Proposta Pedagógica para as creches (compreensão das creches como espaço educativo).
- Assistência da Nutricionista Dra. Raquel e da Tecnóloga Bianca a todas as creches.
- Distribuição de brinquedos.
- Campanha para a aquisição de brinquedos.
- Realização de planejamento mensal no Salão de Atos Joaquim de Sátiro.
- Assistência pedagógica a todas as creches.
- Formação inicial para as professoras (PROINFANTIL).
- Melhoria da merenda escolar com o acréscimo de DANONI, IOGURTE, FARINHA LÁCTEA, CREMOGEMA, MUCILON, AVEIA E MAIS FRUTAS, QUEIJO, PEIXE e FRANGO, no cardápio.
- Concurso /2009 - abertura de 40 vagas para professor (a) de creche.
- Construção da Proposta Pedagógica da creche.
- A denominação deixou de ser monitora de creche. Com o plano de carreira passou a ser professora de creche.
- Confecção de CARTILHA para os alunos das Creches – uma ação dos professores e coordenadora das creches.
- Encontros quinzenais das professoras das creches com a técnica das creches no salão de Atos Joaquim de Sátiro.
- Visitas periódicas da técnica Diana Bitu a todas as creches.
· Valorização da Educação Especial Inclusiva
- Assistência odontológica.
- Visita da Técnica Alexandra a todos os alunos com necessidades educacionais especiais.
- Oficinas de: Linguagem, Memória, Atenção, Pintura, Jogos, Dinâmica Corporal, Artesanato, Música e Produção de Textos.
- Articulação permanente entre Educação, Saúde, Ação Social e
Conselho tutelar.
- Assistência odontológica e psicológica aos alunos.
- Projeto Inclusão – uma construção coletiva.
- Oficinas de auto-estima.
- Projeto – Risolidária.
- Aplicação de testes de validação para alunos com deficiência
Física que estão fora das escolas.
- Projeto Educação vocal do Aluno.
- Curso de LIBRAS (a linguagem dos sinais), de 80 horas, para 25
Professores.
- Três professores intérpretes (LIBRAS) concursados;
- Transporte para os alunos com necessidades educacionais especiais: Grossos (aluno hiperativo), Calabaça (aluna com deficiência auditiva para a Escola Maria Afonsina) e Iguatu (01 aluno com deficiências múltiplas e 01 aluna com deficiência visual).
- Concurso / 2009 – abertura de 06 vagas para professor de
Libras.
- Ajuda da prefeitura para a APAE: 01 Kombi - 60 litros de combustível / semana – pagamento de água e energia – merenda escolar – 02 professores – 01 merendeira – 01 servente – 02 vigias de 08h – transporte para 01 aluno do bairro Grossos (aluno hiperativo), 01 aluna do distrito de Calabaça (aluna com deficiência auditiva), 02 alunos para o município de Iguatu (01 com deficiência visual e outro com deficiências múltiplas).
- 198 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede regular de ensino (escolas públicas municipais de Várzea Alegre), em 2010.
· Projetos Trabalhados
- Decolando Ano III.
- PAZ pela PAZ.
- Conhecendo Melhor a Nossa Água.
- Literarte.
- Ensinoche – ensino de Matemática com fantoches.
- Meio Ambiente.
- Leitura e Escrita.
Dicionário Ilustrado (EJA).
- O Lixo é um Luxo.
- Resgatando a Cultura Agrícola dos Distritos.
- Despertando as Potencialidades – um novo olhar sobre o universo discente.
- Música também é Educação.
- Os Bons de Boca e de Convivência.
- Limpeza é a Nossa Fortaleza.
- Quem tem Memória Conta História.
- Conhecendo o Chão onde Nascemos.
- Várzea Alegre, conta a sua História.
- Descobrindo Talentos.
- Mãe África e seus Filhos Brasileiros.
- África – Berço da Humanidade.
- Conhecendo Monteiro Lobato.
- Datas Comemorativas.
- Trabalhando a Valorização e o Respeito pelas Mães.
- Festa Junina – Tradição e Cultura.
- Leitura e Escrita utilizando o Material de Sucata.
- Minha Pátria, Minha Língua.
- A Poesia num Contexto interdisciplinar.
- Conhecendo o Conto que me Contam.
- Jogo de xadrez nas escolas.
- Casarão Amarelo: a Secretaria Municipal de Educação cria um espaço para exposição da História política, econômica, social e cultural de Várzea Alegre (apresentação realizada pelos alunos / 2007).
- Voto Consciente, uma Necessidade Urgente.
- Conhecendo o Universo Discente.
- Trabalhando Leitura e Escrita (2° semestre de 2008 para alunos do 1° ao 5° ano).
- Bom na Bola, Bom de Escola (2009).
- Pintando o Sete, a Arte sem Fronteiras.
- Informática na Escola (PROINFO E TELECENTRO).
- Projeto “Segundo Tempo”.
- Trabalhando Leitura e Escrita (1° semestre de 2009 para alunos do 1° ao 5° ano).
- África: nossas raízes (2009).
- Escola e Família, um Diálogo Permanente (2009 e 2010).
-Teatro na Escola: um caminho para o aprendizado da leitura e da escrita (para o primeiro semestre de 2011).
- A Caminho do Zumbi: uma trilha, um gesto, uma ação (2010).
- Com-Vida (2010).
- Escrevendo o Futuro.
- Cantinho da Leitura: as escolas da rede municipal de ensino implantaram os cantinhos da leitura dando acesso aos alunos para que estes passem a ler de forma constante. Nestes espaços estão expostos títulos de vários autores os quais despertam nos alunos o gosto pela leitura.
· Oficinas Trabalhadas
- Arte e Cultura.
- Geografia e História.
- Laboratório de Compreensão Leitora.
- Leitura : Autonomia e Apropriação do Conhecimento.
- Curso de Matemática para a Educação Infantil.
- Curso de Matemática para confeccionar material didático para a educação Infantil.
- Medidas de Várzea Alegre aplicadas em sala de aula.
- Libras (linguagem Brasileira dos Sinais). 40 horas para 30 professores de alunos com necessidades especiais (surdos).
- Prova Ampla – observação do nível de leitura e escrita dos alunos;
- Quem tem memória Conta História.
- Origami – Interdisciplinaridade na arte e técnica de ORIGAMI;
- Gênero Conto – Leitura, Gramática e Produção Textual.
- Contação de Histórias.
- I Exposição Padre Vieira de Várzea Alegre – a Secretaria Municipal organiza exposição sobre o Padre Vieira, um grande momento para a educação local uma vez que a obra do grande intelectual passa a ser conhecida e estudada por alunos professores e outros que se interessam pela cultura. A obra do Padre Vieira passa, então, a fazer parte do dia-a-dia das salas de aulas das escolas de Várzea Alegre.
· Ações contra a Evasão Escolar
- Desenvolvimento de atividades artístico-culturais.
- Desenvolvimento de atividades esportivas.
- Contato permanente da escola com a família do aluno.
- Assistência personalizada - presença do pessoal da SME na residência do aluno com problema de freqüência.
- As ações de combate ao abandono escolar foram destaque na TV Jangadeiro.
- A taxa de abandono escolar em 2009 foi de 1,8%.
· Realização de Capacitações e Encontros Pedagógicos
- Formação Continuada de 120 horas para 150 professores de Matemática e Português do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
- Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL (Formação Inicial de 02 anos - PRIMEIRA TURMA - 2006).
- Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL (Formação Inicial de 02 anos SEGUNDA TURMA - 2008).
- Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação – Pro-Conselho (2008).
- Formação Continuada (Pró-Letramento – 1ª turma) de 120 horas para 80 professores de Matemática e Português do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.
- Formação Continuada (Pró-Letramento – 2ª turma) de 120 horas para 100 professores de Matemática e Português do 1° ao 5° do ensino fundamental.
- Curso de 40 horas para 30 professores das séries finais do ensino fundamental.
- Encontro sobre “Ensino de Filosofia” para os professores das séries finais do ensino fundamental;
- Curso de Secretariado Escolar para 31 cursistas (entre secretárias e auxiliares pertencentes ao quadro).
- Curso de Informática para Todos – LINUX (485 cursistas da educação e outras secretarias).
- Curso de “Gestão Democrática” – Protagonismo Cidadão (373 cursistas da educação e outras secretarias).
- Curso de Formação dos Conselhos Escolares (50 professores da EJA).
- Semana de Capacitações para 192 professores (PAIC – professores da Educação Infantil ao 5° ano – julho de 2008).
- Capacitação em Ciências Humanas (Respeitar as Diversidades e Combater as Desigualdades) através dos tutores da Universidade Federal do Ceará – UFC.
- Colação de Grau da primeira turma do PROINFANTIL.
- Colação de Grau da primeira turma do PROINFANTIL.
- Instalação de quatro cursos superiores (beneficiando 200 alunos) da URCA em Várzea Alegre: (habilitando o professor para lecionar em toda a Educação Básica): Biologia, Biologia, Letras e Geografia( todos eles já receberam diploma).
- Instalação de três cursos superiores da EDUCON (beneficiando 50 alunos): Administração de Empresa, Ciências Contábeis e Serviço Social ).
- 02 cursos do FECOP (curso totalmente gratuito e os alunos ainda recebem uma bolsa de C$ 75,00 por mês) - 90 alunos distribuídos em Biologia e Letras.
- Realização anual da Semana Pedagógica, momento em que os professores, em conjunto, realizam reflexões sobre as práticas pedagógicas do ano letivo passado e planejam ações para o ano letivo presente.
- Formação Continuada de 120 horas para 90 professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental;
- Capacitação de professores que trabalham em salas multisseriadas (Programa Escola Ativa).
- Solenidades de Grau de todos os alunos da URCA em Várzea Alegre.
- Política de valorização docente – reajuste de 57% para os professores e pagamento de 14° salário.
- Realização de concurso público/2006 – 248 vagas para a educação com 222 aprovados.
· Inclusão Digital nas escolas públicas municipais
- Dr. Dário Moreno – 01 telecentro com 11 computadores 01 impressora.
- P. Castelo – 01 laboratório com 15 computadores e 01 impressora.
- Ormecinda Siebra (varjota) – 01 laboratório com 06 e 01 impressora.
- Figueiredo Correia – 01 laboratório com 10 comput. E 01 impressora.
- Semede – 06 computadores, 01 impressora e 01 xerox.
- Antão Leandro – 01 laboratório com 05 comput.e 01 Impressora.
- Joaquim A. Oliveira (Vacaria) – 01 lab. 05 computadores e 01 impressora.
- Ceru (Canindezinho) – 01 lab. com 10 computadores e 01 impressora.
- José Sérgio (Riacho Verde) – 01 lab. com 10 comput.e 01 impressora.
- Dr. Dário - 01 lab. Com 17 computadores e 01 impressora.
- Zulmira Siebra – 01 laboratório com 17 Computadores e 01 impressora.
- Iraci B. de Morais – 01 lab. Com 17 computadores e 01 impressora.
- Maria Amélia – 01 lab. com 17 computadores e 01 impressora.
- Teodora G. Fiúza – 01 lab. com 17 computadores e 01 impressora.
- Maria S. de Morais (Fortuna) – 01 lab. com 17 comput. e 01 impressora.
- José P. de Morais (Extrema) – 01 lab. com 17 comput. e 01 impressora.
- Maria Bitu Costa – 01 lab. com 17 computadores e 01 impressora.
- Boa esperança – 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Rdo. Mendes de Freitas – 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Celeste C. Lima - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Antonia Bat. de Morais - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Eliza Primo de Morais - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Isabel Mª da Conceição – 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- João G. Bezerra –01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Joaquim Ant. de Araújo – 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- José Costa Pereira – 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Lourival F. de Oliveira - 01 lab. Com 05 comput. e 01 Impressora.
- Manoel Salvador - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Ossian Araripe - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Pedro Alves Costa - 01 lab. com 05 computad. e 01 impressora.
- São Pedro - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
- Rdo. Alves de Sousa – 01 lab. com 05 comput. e 01 impressora.
- Isolada do Socorro – 01 lab. com 05 comput. e 01 impressora.
- Vicente de Paula - 01 lab. com 05 computadores e 01 impressora.
· Construção do PES (Plano Estratégico da Secretaria de Educação).
· Construção do PAR (Plano de Ação Articulada).
· Construção do Plano de Trabalho Anual – PTA 2007,2008, 2009 e 2010.
· Reestruturação do Conselho Municipal de Educação.
· Criação das Diretrizes Educacionais (anos letivos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 – 2010 e 2011).
· Trabalho de revisão do PAR (2009).
3 – INDICADORES E DESTAQUES
INDICADORES DE APRENDIZAGEM
ANO |
APROVADO |
REPROVADO |
ABANDONO |
2004 |
78,6% |
11,2% |
10,2% |
2005 |
81,0% |
13,5% |
5,5% |
2006 |
86,7% |
9,3% |
4,0% |
2007 |
89,4% |
8,1% |
2,5% |
2008 |
89,19% |
8,1% |
2,6% |
2009 |
93.7% |
4,4% |
1.8% |
2010 |
|
|
|
DISTORÇÃO IDADE / SÉRIE NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANO |
DISTORÇÃO |
% DE DISTORÇÃO |
2004 |
1732 |
29,8 |
2005 |
1735 |
29,6 |
2006 |
1454 |
25,10 |
2007 |
678 |
12% |
2008 |
488 |
8,1% |
2009 |
371 |
6,6% |
2010 |
130 |
2,41% |
FONTE: SEDUC
· Melhoria da educação pública municipal comprovada pelos dados do SPAECE (Sistema Permanente de Educação Básica);
· A Educação Pública Municipal de Várzea Alegre tem ótimo desempenho no Spaece-Alfa de novembro 2009, com a nota 156,7. Pelo sucesso, recebeu o Troféu Melhores Desempenhos do Ceará em 2009.
· Spaece-Alfa.
- Proficiência média
Ceará: 142,5
Crede 17: 134,0
Várzea Alegre: 156,7
- Evolução da proficiência média
2007: 119,8
2008: 124,1
2009: 156,7
EVOLUÇÃO DO IDEB DE VÁRZEA ALEGRE
ANO |
5° ANO |
9° ANO |
2005 |
3,2 |
2,9 |
2007 |
3,9 |
3,4 |
2009 |
4,4 |
3,8 |
2011 |
|
|
FONTE: Ministério da Educação
· Realização da Semana do Meio Ambiente em todas as escolas públicas municipais de Várzea Alegre (2005 a 2010).
· Grande Caminhada contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2009.
· Concurso Literário: Combate ao Trabalho Infantil.
· Evento de Combate ao Trabalho Infantil em 2009 na Escola Dr. Pedro Sátiro com a participação de todas as escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
· Evento de Combate ao Trabalho Infantil em 2009 na Escola Dr. Dário Batista Moreno com a participação de todas as escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
· Evento de Combate ao Trabalho Infantil em 2010 na Escola Dr. Dário Batista Moreno com a participação de todas as escolas públicas municipais de Várzea Alegre.
· Realização da Conferência Municipal de Educação (03 de julho de 2009) :
- Tema: Construindo o Sistema Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
- Participantes: 220 pessoas representando os segmentos das três redes de ensino da comunidade escolar de Várzea Alegre (alunos, pais de alunos, professores, diretores de escolas, outros profissionais da educação e técnicos da SME), vereadores e secretários municipais.
· Transporte Escolar: Coordenador de Transporte sempre atento às demandas e oferecendo total assistência à comunidade escolar de Várzea Alegre.
· Merenda Escolar: curso de capacitação para as merendeiras; inspeção mensal nas unidades escolares; aplicação do controle de qualidade alimentar nas unidades escolares; avaliação nutricional dos alunos; realização de palestras destinadas a toda a comunidade escolar.
· Cardápio variado: Introdução de iogurte, peixe e queijo no cardápio presença da Nutricionista em todas as escolas da rede pública municipal para acompanhar o dia-a-dia da merenda escolar (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011).
· Construção Democrática do Plano de Cargos e Carreira de Várzea Alegre.
· Destaques na Educação Pública Municipal.
· Várzea Alegre foi destaque na II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - A escola selecionada para representar o município foi a EEF Cecília Meireles, do sítio Baraúnas, graças à aluna Albaniza Alves de Feitas, da 8ª série, que teve o seu projeto classificado cujo tema foi “Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu em Luziânia, Goiás, com a participação de cerca de 700 jovens de todos os estados brasileiros, de 23 a 28 de abril de 2006.
· A Escola em Tempo Integral de Várzea Alegre foi escolhida entre as nove melhores do Estado do Ceará recebendo, pelo destaque, um Laboratório de Informática com 06 computadores mais impressora laser, uma biblioteca e capacitação para os seus professores.
· O Programa de Rádio para Crianças, criado pela secretaria de educação, foi considerado o melhor do Estado do Ceará.
· Conquista do SELO UNICEF/2006 – confirmação da qualidade da proposta pedagógica elaborada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMEDE.
Antonia Sandra Pinho, 13 anos, aluna do 9° ano da Escola João Gonçalves Bezerra, no sítio Atoleiro, está entre as 27 alunas do estado do Ceará que foram selecionadas para participar da III Conferência Brasileira de Meio Ambiente, em Brasília, na primeira semana de abril de 2009.
· Olimpíada Brasileira de Matemática – o aluno Ricardo Oliveira é mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática conquistando a sua quarta medalha de ouro. Na conquista da última medalha ele concorreu com mais de 17 milhões de alunos das escolas públicas federais, estaduais e municipais. O brilhante aluno foi o único de escola pública municipal a ganhar a medalha de ouro no estado do Ceará.
· O Melhor Índice de Qualidade educacional (IQE) – O Diário Oficial do Estado do Ceará, edição de 29 de setembro de 2008, publicou o Índice Municipal de Qualidade Educacional (IQE) onde o município de Várzea Alegre se destaca em 1° lugar na Crede 17 e em toda a região.
· Participação na conquista do SELO VERDE.
· Lançamento de livro (2009) – a Secretaria Municipal de Educação lança o livro Poesias Reunidas – o amor e a saudade em forma de poesia de autoria de Francisco Alves (Barrinha) que foi aluno do Brasil Alfabetizado em 2006, e em 2009 tem o seu primeiro livro publicado.
· A Secretaria Municipal de Educação realiza homenagens ao Dr. Sávio, um varzealegrense eleito para a Academia Brasileira de Cordel.
· A Secretaria Municipal de Educação realiza o 7 de Setembro (2009) com o tema “Várzea Alegre, um município que resolveu crescer”. Na ocasião foram apresentadas todas as ações da Administração do prefeito Hélder nos setores da Educação, Saúde, Ação Social, Infra-estrutura e Agricultura. O momento teve a participação das escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares, APAE, igrejas, Demutran, Maçonaria, Lions Clube, banda de música de Várzea Alegre e Polícia Militar.
· A Secretaria Municipal de Educação realiza o 7 de Setembro (2010) com o tema “Nossa Mãe Natureza sem Poluição. O momento teve a participação das escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares, APAE, igrejas, Demutran, Maçonaria, Lions Clube e banda de música de Várzea Alegre.
· Realização da VI Feira Municipal de Ciências.
· Lançamento de livro (2010) – a Secretaria Municipal de Educação lança os seguintes livros:
- Vivências – poeta Barrinha (2010).
- Por uma Inquietude da Minha Mente: Liduína Sousa (2010).
- Confissões e Páginas Perdidas: Bruno Siebra (2010).
- O Viajante e o Jequitibá: Marciano Alves Correia (2010).
· A Secretaria Municipal de Educação entrega a comenda Padre Vieira de Várzea Alegre aos melhores alfabetizadores de 2009.
· A Secretaria Municipal de Educação realiza em 2009 homenagens ao Dr. Sávio, um varzealegrense eleito para a Academia Brasileira de Cordel.
· Realização anual da Semana Pedagógica (2005 a 2011).
· Programas Trabalhados na Educação
- ALFABETIZAÇÃO É CIDADANIA.
- EJA
- PNLD
- PNBE
- PDDE
- PNAE
- PNATE
- AMOR À VIDA
- PESCANDO LETRAS
- PRÓ-LETRAMENTO
- PROINFANTIL
- ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC
- PROINFÂNCIA
- ESCOLA ATIVA
- PROINFO
- GESTAR II.
- MAIS EDUCAÇÃO (ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL).
- COM-VIDA
- SPE
Várzea Alegre, 17 de fevereiro de 2011.