PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PRÉ-ESCOLA
VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ
MAIO DE 2009
INTRODUÇÃO
Esse documento constitui a proposta pedagógica para a Pré-escola da Escola ___________________________________________________ , localizada______________________________________________________, fundada em ______________________________________. A comunidade da localidade é composta por famílias de baixo poder aquisitivo, sem acesso à produção cultural e desprovida das condições intelectuais necessárias para a formação dos filhos.
Os trabalhos pedagógicos e administrativos acontecem____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. As aulas acontecem no período da _____________, de_____ às ______, durante o qual é servida 01 refeição.
A presente proposta destina-se às crianças de _____ anos de idade tendo como foco do seu trabalho questões sanitárias, assistencialistas e, sobretudo, atividades pedagógicas. Não é um trabalho com ações de vigilância e punições que não permitem que a criança cresça e desenvolva as suas potencialidades; mas um documento que promove a socialização e atividades significativas para o mundo da criança.
Esta proposta contempla princípios éticos (formação da criança no que concerne ao exercício progressivo da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum), políticos (formação da criança para o exercício da cidadania) e estética (formação da criança para o exercício progressivo da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais).
A construção do presente trabalho é o resultado da ação, não somente dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, mas, sobretudo, da comunidade escolar local, ou seja, professores da pré-escola e pais das crianças que participaram dos encontros no Salão de Atos Joaquim de Sátiro e na própria comunidade com profícuas sugestões e reflexões sobre os avanços e dificuldades existentes na pré-escola durante o período letivo.
OBJETIVOS
Proporcionar condições adequadas de desenvolvimento integral da criança até 04 e 05 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o exposto na LDB, em seu artigo 29.
Proporcionar à formação da criança a prática dos princípios éticos, políticos e estéticos mediante um trabalho cotidiano de apresentação e vivência das práticas éticas, da cidadania e exercício da ludicidade e manifestações artísticas e culturais.
Promover a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especiais através de um diagnóstico organizado para localizá-las e inseri-las na rede regular de ensino.
Promover o desenvolvimento da autonomia às crianças da pré-escola através da construção de um ambiente educativo desprovido das práticas da vigilância e punição.
Proporcionar, a todas as crianças, o conhecimento e importância do povo negro através da apresentação de histórias, vídeos e da própria vivência na pré-escola.
Fortalecer, através de reuniões mensais, a interação entre creche e família no sentido de fazer com que os pais acompanhem, de forma permanente, a vida escolar dos filhos.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pré-escola da Escola_________________________________ do município de Várzea Alegre tem como proposta a realização de um trabalho voltado para proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promoção da conscientização sempre voltada para a compreensão do mundo e sua transformação.
Os trabalhos na pré-escola ______________________________ devem ser fortalecidos pela ação pedagógica e complementados pelas ações de saúde e assistência. Compreendendo, igualmente a Vygotsky, que a aprendizagem se dá no contexto dos relacionamentos entre as crianças e delas com os adultos, nas conversas, brincadeiras compartilhadas e imitações, este documento propõe um labor pedagógico cotidiano sempre permeado pela potencialização das interações entre crianças e das crianças com adultos para viabilizar aprendizagem e desenvolvimento. A criança aprende também junto ao outro o que o seu grupo social produz, vivenciando valores, linguagem e o próprio conhecimento. Esta concepção será potencializada nesta instituição e divulgada a sua importância para professores e pais das crianças.
Esta proposta pedagógica, no que concerne à garantia dos direitos de cidadania das crianças brasileiras de 04 e 05 anos, adota os seguintes instrumentos legais:
Constituição Brasileira de 1988
- Art. 208 – IV –”O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: (...) atendimento em creches e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade”.
Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/96)
- Art.29 – “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 06 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
(Resolução n° 5 de dezembro de 2009)
- Art. 5º - A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escola, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de o a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
§ 1º É dever do Estado garantir a oferta da Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
§2º É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em ocorrer a matrícula.
§3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.
§4º A freqüência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n° 8.069/90)
- Art. 54 – IV – É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente (...) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.”
- Parágrafo único – “É direito dos pais ou responsável ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”.
Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei n° 8.742/93)
- Art. 2° - A Assistência Social tem por objetivos:
I – proteção à família, à maternidade, à velhice;
II – o amparo às crianças e adolescentes carentes”.
Convenções Internacionais
- O Brasil é signatário de convenções internacionais sobre direitos humanos:
Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU 1948;
Convenção Internacional sobre Direitos da Criança – ONU 1989;
Declaração Mundial sobre Educação para Todos – Jomtien 1990.
3 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA PRÉ - ESCOLA
A Pré-escola da escola ___________________ funciona no período da ____________ de _____ às ______ horas e funcionará obedecendo às seguintes orientações:
- funcionamento durante os meses de fevereiro a dezembro obedecendo calendário próprio considerando os recessos e feriados aprovados e estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre.
- a habilitação exigida para atuar na pré-escola será em nível superior, pedagogia ou modalidade normal, admitindo-se como formação mínima, a modalidade normal, em nível médio.
- o professor e professora serão selecionados por meio de concurso público para o cargo de professor da Educação Infantil.
- o atendimento será oferecido a crianças na faixa etária de ____________ anos.
- as crianças devem ser atendidas nas suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
- as crianças deverão ser atendidas em suas necessidade de proteção, dedicando a elas atenção especial durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
- as crianças devem exercer a autonomia exigida por seu estágio de desenvolvimento.
- auxílio às crianças nas atividades que não podem realizar sozinhas.
- promover brincadeiras e interações entre as crianças e a professora.
- organizar atividades nas quais as crianças desenvolvam a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do corpo, plástica, verbal, musical e escrita).
- possibilitar que as crianças expressem com tranqüilidade sentimentos e pensamentos.
- permitir às crianças a movimentação em espaços amplos diariamente.
- oferecer oportunidades iguais a meninos e meninas, sem discriminação de etnia, opção religiosa ou crianças com necessidades educacionais especiais.
- criar um ambiente de valorização da cooperação, tolerância recíproca e respeito à diversidade.
- organizar e compor a instituição de pessoal de cozinha, limpeza e vigias com formação necessária para o exercício de suas funções.
- proporcionar ao grupo de servidores da instituição o conhecimento dos seus direitos e deveres, compromisso com a ética profissional e a dedicação constante ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.
- divulgação da matrícula: o pai ou responsável deverá preencher o formulário próprio, apresentando os documentos solicitados pela Secretaria Municipal de Educação.
- o horário de entrada das crianças matriculadas pré-escola será às _____, horas com tolerância até às _______.
- a entrada ou saída em horários extras deve ser previamente comunicada à pessoa responsável pela pré-escola.
- a criança somente será entregue ao responsável ou pessoa por este
designada devidamente credenciada junto à pré-escola.
- realizar a avaliação através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas pela criança.
4 – EIXOS DE TRABALHO
MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS
PERÍODO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
FEVEREIRO |
- Números e sistema de numeração; - a função dos números no dia-a-dia; - conceito de quantidades; |
MARÇO |
- Contagem; - etapas da contagem segundo Piaget: 1ª contagem por imitação 2ª contagem oral 3ª contagem intuitiva 4ª contagem operativa - a recontagem como auxílio na contagem: perceptiva, motora, figurativa, verbal, sobrecontagem.
|
ABRIL |
- Medidas: tamanho, masa e peso, capacidde, tempo e dinheiro; - espaço e forma.
|
MAIO |
Atividades matemáticas: contando as letras do nome, bingo número em série, estruturação do espaço (blocos de madeira, plástico), agrupamento de objetos e pessoas, boliche numérico, formas e pares, seqüência numérica, problemas matemáticos, estimativas de quantidade, calendário do mês, grande ou pequeno; alto ou baixo, tira numérica, jogo da memória, dias da semana, jogando com o dado, classificação de tampas, seqüência de palitos de fósforo, caça ao tesouro numérico.
|
JUNHO |
- Brincando com as formas geométricas: linhas retas e curvs, linhas abertas e fechadas, figuras geométricas e planas, sólidos geométricos.
|
AGOSTO |
- Números naturais: representação de números, comparação de números, ordenação de números.
|
SETEMBRO
OUTUBRO |
Operação com números naturais: adição com total até 9, adição com total até 19, festival de continhas de adição, subtração com números até 9, subtração com números até 19, festival de continhas de subtração. - Trabalhando com adição e subtração: adição e subtração com objetos, adição e subtração com pessoas e animais.
|
NOVEMBRO |
- Noções de comprimento: centímetro, metro, quilômetro, percurso até a escola. - medidas de massa: quilograma, peso de um adulto, peso de um animal, peso de carro. - medidas de capacidade: litro, metro cúbico.
|
DEZEMBRO |
- Números na vida prática: os números em minha vida, a turma de minha classe, cores números e formas.
|
LINGUAGENS E CÓDIGOS PARA CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS
PERÍODO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
FEVEREIRO |
- Identificar as letras do alfabeto; - confeccionar palavras com o alfabeto méve; - analisar palavras quanto ao número de letras, letra inicial, letra final e ordem das letras. |
MARÇO |
- Identificar e escrever seu nome, o nome dos colegas e palavras significativas; - escutar e interpretar textos lidos pela professora; - identificar e ler letras de músicas infantis.
|
ABRIL |
- Fazer antecipação do significado do texto a partir do título ou de outros indicadores (palavras conhecidas, desenhos); - dramatizar textos conhecidos; - reescrever textos conhecidos através da linguagem escrita e desenhos; - identificar alguns tipos de textos com: bilhete, convite, receita.
|
MAIO |
- sabe. Participar de situações onde a criança dita e 0 (a) professor (a) escreve ou vice-versa; - participar de situações onde a criança se depara com recortes de jornais, livros, revistas e outros materiais escritos espalhados no chão; - escrever do jeito que |
JUNHO |
- diferenciar letras, números e sinais de pontuação nas frases; - confeccionar cartazes com frases temáticas: meio ambiente, saúde, educação cultura e inclusão; - construir textos a partir de frases, palavras e desenhos.
|
AGOSTO |
- Identificar o significado de placas e sinais de trânsito; - Poesias: leitura em grupo, sugestão de outro título para a poesia, reconstrução do título com o alfabeto móvel, substituição das palavras que rimam por outras de autoria das crianças, representação da poesia através do desenho; - Lista de Palavras: brinquedos, alimentos, objetos da sala de aula, coisas que a criança gosta.
|
SETEMBRO |
- Estudo das vogais nas palavras; - sílaba simples: sapo, tatu, vaca, zebra, cavalo, gato, miau, mico.
|
OUTUBRO |
- sílabas complexas: terra, aquarela, esquilo, hipopótamo, dromedário, camelo, chuva, show, golfinho, preguiça, patins, sons do X, cacto, coelho, Campo, espetáculo.
|
NOVEMBRO |
- Desenho livre; - encontros vocálicos; - cantigas populares; - leitura individual na sala.
|
DEZEMBRO |
- produção de texto (livre); - reescrevendo histórias populares; - meu livro infantil
|
VIDA E NATUREZA PARA CRIANÇAS DE 04 e 05 ANOS
PERÍODO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
FEVEREIRO |
- Como as crianças vêem o mundo a sua volta: Para onde vai o sol à noite? Porque as estrelas piscam? Como é que a lua cresce e diminui? Por que passa tanto tempo sem chover? Como é que a lâmpada acende?
|
MARÇO |
- Transformação dos alimentos: É possível separar ingredientes depois de mistura-los; Misturando água e óleo vegetal o que acontece? Por que o ovo muda de estado quando é elevada a sua temperatura? O que são legumes, frutas, verduras e cereais? Distinguir: vegetal ou animal; alimento perecível e não perecível; cuidado com os alimentos. |
ABRIL |
- Acompanhando a vida dos bichos: Por que onde tem boi tem garça? O que as lagartas comem? Por que ratos não põem ovos? Quanto tempo vive uma tartaruga? E uma pessoa? Por que elefantes não pulam? Tipos de formigas; tipos de abelhas; tipos de pássaros. |
MAIO |
- Meio ambiente: o habitat dos animais, higiene pessoal, limpeza pública, arborização da escola, coleta seletiva na escola, criação ou participação na comissão ambiental da escola.
|
JUNHO |
- Recursos naturais: rios que banham a cidade; principais açudes; de onde vem a água que bebemos? Como economizar água, energia elétrica e alimentos? |
AGOSTO |
- A família: a história da vida; árvore genealógica (fotos); quantos membros têm minha família? O que são parentes? Quais animais têm família? Existem pessoas ou animais sem família? Faz de conta (dramatização).
|
SETEMBRO
|
- Coletivos: lobos; porcos; pessoas; elefantes. - Introdução à pesquisa: observando o modo de vida dos animais; aula de campo. |
OUTUBRO |
- procedimentos com a pesquisa: observação; registro (fotos, escrita, relatos); coleta de dados; confronto de dados; levantamento de hipótese;
confronto de hipótese.
|
NOVEMBRO |
- Preservação da caatinga: lista dos animais; tamanho desse bioma; lista das plantas; a árvore do século (sabiá); nomenclatura científica das plantas e dos animais da caatinga. |
DEZEMBRO |
- Confecção do livrinho de ciência: portifólio do material estudado durante todo o ano; pesquisa sobre horta (fotos e desenhos); preservação. |
IDENTIDADE SOCIEDADE E CULTURA - CRIANÇAS DE 04 e 05 ANOS
PERÍODO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
FEVEREIRO |
- Promover o brincar como forma de interação e identificação social; - promover o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo; - tempo de artes. |
MARÇO |
- Tempo de dramatizar; - Faz de conta: o médico; o circo; o professor; casinha ou castelo; super mercado; salão de beleza.
|
ABRIL |
- Tema livre: oficinas de pintura, colagem e dobradura; exposição deste material em sala; - oficina de leitura: colagem de textos; exposição deste material em sala.
|
MAIO |
- Roda de conversa; - organização do espaço escolar; - organização pessoal.
|
JUNHO |
- Todos contra o trabalho infantil: o que é trabalho infantil? Que tipo de atividade a criança poderá desenvolver com os pais em casa? - comidas típicas.
|
AGOSTO |
- Trabalhar a cultura local: folclore; festividades e religiosidades locais; visita a locais ; visita a locais de eventos culturais.
|
SETEMBRO |
- Trabalhar a importância dos valores culturais: acordo de convivência; lealdade; verdade; afeto; amor; responsabilidade.
|
OUTUBRO |
- A importância da inclusão de crianças portadoras necessidades especiais; - o menor abandonado; - coleguinhas fora da escola.
|
NOVEMBRO |
- Trabalhar a importância do afro-descendente no Brasil; - trabalhar a erradicação dos preconceitos: físicos; morais (nem tudo que parece é); espirituais.
|
DEZEMBRO |
- Filosofia infantil; - Os conceitos básicos da sociedade; - de onde vem as coisas (dvd, livros, revistas, etc.).
|